segunda-feira, 7 de junho de 2010

Avaliação.


Pintura do Artista Bajado,
Euclides Francisco Amâncio
da Cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil.


Ao observar o quadro do artista(Euclides Francisco Amâncio) posso perceber varios elementos estudado durante o semestre,por ex: a dança,cultura,cooperação,corpo,ciência e muitos outros elementos.
Na parte cultural pode ser observado que o artista expressa, de uma forma bem clara a cultura de seu estado, com pacistas desendo e subindo as ladeiras de olinda pulando carnaval.
(Santos) fala que a cultura dis respeito á humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos,nações,sociedades e grupos humanos.
Quando se considera as culturas particulares que existem ou existiram,logo se constata a sua grande variação.

Podemos observar nessa obra de arte a dança e o corpo que segundo (Freire e Rolfe) o entusiasmo e a apreciação generalizada de todos aqueles envolvidos em várias atividades de dança é contagiante e o corpo corresponde ao ritimo de uma forma gestual.
Já (Albright) tem a vissão de que a dança para um corpo diferente estaria nos propondo um conhecimento mais amplo do conceito de beleza e ao mesmo tempo o desafio de aprendermos uma estética da própria existência.

Podemos notar também a cooperação .Pois sabemos que quando á um volume grande ou pequeno de pessoas em um ambiente armônico naturalmente surge a cooperação, com a tendência de unir as pessoas que estão no ambiente.
Segundo(Fábio Brotto)"alguns povos ancestrais,como os Inut(Alasca),aborigenes(Australia),,Tasaday(África),Arapesh(Nova Guiné),os índios norte americanos ,brasileiros,entre outros,ainda praticam a vida cooperativa através da dança, do jogo e outros rituais.
Portanto,os jogos cooperativos,sempre existiram consciente ou inconscientemente.
Sua sistemização,ocorreu apartir de vivências e experiências,nadécada de 50 nos Estados Unidos ,através do trabalho pioneiro de Ted Lentz.

Em uma festa podemos ver também o jogo e a luta,sabemos que em quase todos tipos de festeijos, existe também o jogo da sedução e a luta para conquistar a pessoa que você objetivol para se relacionar, sabendo que exíste concorrentes o jogo e a luta se torna muito mais intensa e interesante.
Julia(1996) diz que o jogo é uma entidade sem definição,pois o ser que joga está buscando prazer,algo além do que simplesmente sobreviver.Por isso é que o jogo não tem definição.
Pois se para definir "o ser" já é necessário um empenho significativo, definir "a busca de prazer
não-material do ser"torna-se uma tarefa impossível.Segundo (Huizinga) toda luta ,guerra ou jogo tem seu ritual até mesmo antes durante ou depois de começar.

Podemos notar, que o quadro mostra um momento que pode ser considerado de lazer.
(Dumazedier,1976,apud Oleias) Lazer é um conjunto de ocupações as quais o indíviduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar ,seja para diverti-se,recrear-se e entreter-se ,ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada,sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembarasar-se das obrigações profissionais ,famíliares e sociais.

No quadro é possível imaginar que exísta o fair play,pois se temos a cooperação é natural que tenhamos que aplicar o fair play ou seja a troca de gentileza.

Ao vermos alguns istrumentos músicais nesta imagen, logo podemos dizer que a ciência esta presente em tudo o que fazemos.Muitos estudios como Albert Einstein (1879-1955),(Leonardo di ser Piero da Vinci),(Antoine de Lavoisier),transformaram épocas com suas idéia que até hoje nos ajudam no nosso dia-a-dia.
Mas sabemos também que a ciência não se considera dona da verdade absoluta e inquestionável .A partir do racionalismos crítico,todas as suas verdades podem ser quebradas,bastando apenas um pingo de evidência .A ciência tira conclusões da realidade através de observações da natureza.


Santos,José Luiz .dos. O que é cultura.16 ed. São Paulo :Brasiliense ,2003. ap. 7-20(coleção primeiros passos ;110)

(Freire e Rolfe) O ensino da dança no Brasil e Inglaterra .

http://www.jogos cooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm

Julia,Paula. Refletindo sobre o jogo ,motriz, V.2,N.2,Dez.1996.

Dumazedier,Joffre .lazer e cultura popular. São Paulo:

http://ptwikepedia.org

http://webartigos.com/articles/7048/1/o-que-e-ciencia-afinal/pagina1.hatml