domingo, 30 de maio de 2010

A bocha.


A bocha, atualmente, é um esporte organizado em todos os níveis,jovens,adultos,e mulheres e veteranos.Existe a Confederação Mundial de Bocha e na América latina existe a Confederação Sul-Americana de Bocha. No Brasil foi reconhecido como esporte em 1,943 , no entanto só ocorreu sua filiação a Confederação Sul americana em 1,950. A Confederação Brasileira de Bocha tem como filiadas a Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochófila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Rio Grandense de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, Federação Espiritossantense de Bocha, Federação Matogrossense de Bocha, Federação Mato Grosso do Sul de Bocha e Federação Mineira Bochófila.Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais . Federações nos Estados filiadas à Confederação, que é filiada à Federação Sul-Americana de Bocha.Em 1,944 , em ,Buenos Aires foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Bocha, mas o Brasil só foi representado no ano de 1,957. O primeiro Campeonato Mundial de Bocha foi em 1,951 .À partir da década de 1,9 60 a bocha firmou-se no País, com a evolução técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos, em 1,966 as mulheres iniciaram sua participação.Hoje os jovens são em grande maioria os que disputam os campeonatos estaduais e nacionais tanto feminino como masculino. Apesar do velho conceito de que a bocha é "esporte para idosos", a bocha é praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais . É possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha. Nos clubes ainda encontramos canchas naturais, no entanto os Campeonatos Estaduais são realizados em canchas sintéticas.Altamente difundido, o Jogo de Bocha atualmente vem sendo jogado em seis categorias diferentes: Categoria “A”; Categoria “B”; Veteranos; Juvenis; Feminino, e Duplas ou Trios Mistos.

Segundo(Freire 1,997 p.173) o jogo é uma atividades que se distingue das outras pela polarização na direção do próprio sujeito.

O que é cultura.


Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos ás suas relações presentes e suas perspectiva de futuro.
O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los , de conceber a realidade e expressá-lá.
Por isso, ao discutirmos sobre cultura temos sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas de existência. São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que osunem e diferenciam ,e a cultura as expressa.
Assim, cultura dis respeito á humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedade e grupo humanos. Quando se considera as culturas particulares que existem ou existiram,logo se constata a sua grande variação.
cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas prática, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam.
É preciso relacionar a variedade de procedimentos culturais com os contextos em que são produzidos.
As variações nas formas de família, por exemplo, ou nas maneiras de habitar, de se vestir ou de distribuir ou produtos de trabalho não são gratuitas. Fazem sentido para os agrupamentos humanos que as vivem,são resultado de sua história, relacionam-se com as condiçoes materias de sua existência .Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos,oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas. A riqueza de formas das culturas e suas relaçoes falam bem de perto a cada um de nós, já que convidam a que vejamos como seres sociais, nos fazem pensar na natureza dos todossociais de que fazemos parte , nos fazem indagar das razões da realidade sociais de que partilhamos e das forças que as mantêm e as transformam.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura.16 ed .São Paulo: Brasiliense,2005.pp.7-20(coleção primeiros Passos;110).

Cultura

sábado, 29 de maio de 2010

Vivência do Atletismo.


No mês de maio vivemos um pouquinho do que é atletismo na pratica,essa vivência foi muito importante para sabermos como lidar com nossos futuros alunos, em termos de adaptação
e praticas de difentes modalidades que pode ser dada em qualquer espaço que se tenha em escolas ou clubes ou até mesmo em praças.
Segundo (Cratty) a competição nos condiciona á busca do sucesso e que essa busca é um dos motivos que nos auxília na estrutura psicológica ,ou seja em quanto estamos praticando algum tipo de esporte estaremos sempre nos sentindo útei e importantes, e isso faz com que nosso estado psicológico esteja sempre bem .

Escritores da Liberdade.


O filme escritores da liberdade aborda ,de uma forma comovente e estigante, o desafio da educação
em um contexto social problemático e violento.
O filme se inicia com uma jovem professora do encino médio ,a fim de lecionar a lingua inglesa e literatura para uma turma de adolescentes considerados problematicos inclusive envolvidos com gangues.
Ao perceber os problemas enfrentados por tais estudantes, a professora resolvel adotar novos métodos de ensino ainda que sem a concordância da diretora do colégio.
Para isso a professora entregou para seus alunos um caderno para que escrevessem sobre suas vidas desde conflitos internos até problemas famíliares .A professora indicou também para seus alunos obras literarias como o livro "O Diário De Anne Frank"com o objetivo que os alunos percebessem a necessidade de tolerância, mútua sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetra.
Com o passar do tempo os alunos vaõ se interessando, a escrever cada vez mais e a trocar experiência de vida com seus colegas de classe.
Assim eles reunirão suas histórias para publicar um livro que foi publicado em 1,999 nos Estados Unidos após uma série de dificudades.
Nesse sentido o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto com muito apreço,sobre tudo por sua ênfase no papel da educação como mecanismo de tranformações individuais e comunitárias.
Com essa considerações,vê-se que a educação,como já ressaltaram grandes educadores da estiper de Paulo Freire , tem um papel indispensálvel no implemento de nova realidades sociais
apartir da conscientização de cada ser humano como artificie de possíveis avanços em sua própria vida e , principalmente em sua cominidade.

domingo, 16 de maio de 2010

Hidroterapia.



Hidroterapia ou fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina, preparada especificamente para este fim com o intuito de reabilitação física em pacientes com diversos distúrbios.
A hidroterapia previne lesões e ajuda na melhor recuperação física e neurológica.Por meio de um próprio recurso natural mediante a toda tecnologia já existente.

Ciência antiga e Ciência moderna.

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Ciência antiga, o que se chama filosofia é um conhecimento abstrato sobre as coisas, que se percebia somente de uma observação a olho num, como os filosofos antigos que somente com observação tentavam responder qual o elemento que seria a origem de todas as coisas, Tales de mileto falava que era a agua, heraclito falava que era o fogo, pois este era o devir.
Já a ciência moderna começo com as experimentações com , Galileu que para poder comprovar a teoria heliocentrica precisava de instrumento que comprovasse que suas observações estavam certa.
Por isso é a diferença entre a ciência antiga que não tinha experiencia, e já a moderna tem a experiência.

Corpo.




O corpo, como construção cultural, segue normatizações coletivas, instauradas por uma moralidade e uma estética construídas historicamente, transmitidas, pensadas e (re)significadas nos diferentes contextos sociais. Tais normatizações definem a convenção coletiva do uso dos gestos e das técnicas corporais próprias a cada comunidade de cultura popular. A construção do sentido ético-estético dá-se pelas regras de comportamento da comunidade, que conduzem ao delineamento de suas técnicas corporais e moralidade; pelos princípios e valores que caracterizam o que seja adequado e justo, pelo sentido de existência coletiva, preservação das tradições e religiosidade; pelas regras de competição impostas por setores externos; pelo jogo de conformismo e resistência que leva os populares a serem invadidos pela indústria cultural e a lutarem contra essa invasão; pela dinamicidade cultural e necessidade de reconhecimento social; pela denúncia às mazelas humanas. Tais reflexões identificam a existência de uma racionalidade diferenciada, distinta da lógica ocidental e que, por isso mesmo, parece estar à margem dela.

Segundo (Valter Bracht), ao fazer referência á mudança societária que hoje passamos,o corpo busca sensações que nunca podem ser plenamente satisfeitas, que levam a uma busca incessante e infindável por sempre novas sensações. O corpo deixa de ser visto apenas como alvo do controle ascético,para ser fonte de prazer.

Maratona.



A maratona é a mais longa, e desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico.É tradicionalmente o último evento dos jogos olimpicos de verão.
A mais antiga maratona anual do mundo é a maratona de Boston, nos Estados Unidos, disputada em todo feriado do dia do patriota,na terceira segunda-feira de abril,desde 1,897.

Segundo Huizinga além das regras restritivas, o lúdico precisa encerrar as sensações de "tensão" e "alegria".