quarta-feira, 21 de abril de 2010

Maracatu.

O Maracatu de Baque virado, ou maracatu nação é uma brincadeira popular urbana de forte cunho religioso,encontrado no Recife,Pernambuco.È uma das mais ricas forma de expressar a cultura nacional .

domingo, 18 de abril de 2010

Xadrez



Devido sua pratica intensa ao redor do mundo o xadrez virou um esporte olimpico a partir de 2001.
O xadrez é um esporte que a juda no desenvolvimento pscologico e motor das crianças, por isso todas as escolas e clubes deveriam adotar esse esporte para formação de pessoas mais integras ,que saibam respeitar regras etc.
Muitas casas de repouso ultilizam o xadrez e a dama para que as pessoas de mais idade possa exercitar a mente, para que não haja um desgaste devido a idade avançada, isso mostra o quanto o esporte contribui no dia-dia das pessoas de uma forma positiva.

Segundo(Freire 1997,P.173)o jogo é uma atividade que se distingue das outras pela polarização na direção do próprio sujeito.

sábado, 17 de abril de 2010

Museu do futebol.



Ao visitar o museu do futebol pude notar o quanto o esprte é foi e esta sendo importante até os dias atuais com suas culturas,religiões.seriedade,fanatismos,regras etc.
Achei interesante saber um pouco da história do futebol,não podia imaginar que até pouco tempo atrás negros não jogavam em alguns times ,hoje em dia esse tipo de visão esta ultrapassada apesar de ouvirmos falar e a midia nos retrata muito bem esse tipo de situação que é o preconceito que ainda insiste em permanecer em alguns esporte e o futebol é um desses esportes.
O marketing passaou a existir no mundo do futebol apartir de 1,970, e hoje em dia muitas empresas pagam exclusivamente alguns atletas para usar suas marcas sempre que aparecer na midia ou seja seria um altidor ambulante que por sinal é muito bem remunerado para fazer isso. Um exmplo é o Ronaldo que a maior parte de seu salario é pago pelo patrocinador.
Os atletas daquela época quando se machucava passava muito tempo fora de campo, por não ter um meio mais moderno de tratamento para sua lessão, diferente de hoje em dia que com toda tecnologia os atletas se recuperão mais rapido.

Jogos cooperativos.



Nos jogos cooperativos o objetivo não é ganhar e sim fazer com que todos participem das brincadeiras, sem que haja nenhum tipo de exclussão ou qualquer tipo de preconceito.

Jogos cooperativos sem perdedores: São jogos plenamente cooperativos pois todos jogam juntos e não há perdedores.

Jogos cooperativos de resultados coletivos: Existe a divissão em duas ou mais equipes, mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos os jogadores juntos.

jogos cooperativos de inversão: Envolvem equipes mas os jogadores trocam de equipes a todo instante,dificutando reconhecer vencedores e perdedores.

Jogos semi-cooperativos:Visam estimular a participação daqueles que normalmente não participam de um jogo devido a uma menor habilidade, criando regras para facilitar a participação desses.

Darido entende que há um condicionamento, um treinamento na escola, família, mídia, para fazer acreditar que as pessoas não têm escolhas e têm que aceitar a competição como opção natural (DARIDO, op cit).

Jogo e o Esporte.


O jogo são atividades que quem esta participando dita as regras ,são atividades livres e que da um imenso prazer em participar.
Já o esporte tem suas regras definidas tem também juizes, patrocinadores , midia, uniformes padrões, torcidas organizadas,segurança, diviãos de classes sociais ,fley play e interesses politicos.

Segundo Huizinga (2007),jogo "é uma atividade ou uma ocupação voluntária,exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço,segundo regras livremente consentidas,mas absolutamente obrigatórias,dotado de um fim em si mesmo,acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma conciência de ser diferente da vida cotidiana"(Huizinga,2007,p.33).

Segundo Huizinga ,a sistematização e a regulamentação cada vez maiores do esporte implicam a perda de uma parte das características lúdicas mais puras.