domingo, 30 de maio de 2010

O que é cultura.


Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos ás suas relações presentes e suas perspectiva de futuro.
O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los , de conceber a realidade e expressá-lá.
Por isso, ao discutirmos sobre cultura temos sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas de existência. São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que osunem e diferenciam ,e a cultura as expressa.
Assim, cultura dis respeito á humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedade e grupo humanos. Quando se considera as culturas particulares que existem ou existiram,logo se constata a sua grande variação.
cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas prática, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam.
É preciso relacionar a variedade de procedimentos culturais com os contextos em que são produzidos.
As variações nas formas de família, por exemplo, ou nas maneiras de habitar, de se vestir ou de distribuir ou produtos de trabalho não são gratuitas. Fazem sentido para os agrupamentos humanos que as vivem,são resultado de sua história, relacionam-se com as condiçoes materias de sua existência .Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos,oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas. A riqueza de formas das culturas e suas relaçoes falam bem de perto a cada um de nós, já que convidam a que vejamos como seres sociais, nos fazem pensar na natureza dos todossociais de que fazemos parte , nos fazem indagar das razões da realidade sociais de que partilhamos e das forças que as mantêm e as transformam.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura.16 ed .São Paulo: Brasiliense,2005.pp.7-20(coleção primeiros Passos;110).

Nenhum comentário:

Postar um comentário