sábado, 29 de maio de 2010

Escritores da Liberdade.


O filme escritores da liberdade aborda ,de uma forma comovente e estigante, o desafio da educação
em um contexto social problemático e violento.
O filme se inicia com uma jovem professora do encino médio ,a fim de lecionar a lingua inglesa e literatura para uma turma de adolescentes considerados problematicos inclusive envolvidos com gangues.
Ao perceber os problemas enfrentados por tais estudantes, a professora resolvel adotar novos métodos de ensino ainda que sem a concordância da diretora do colégio.
Para isso a professora entregou para seus alunos um caderno para que escrevessem sobre suas vidas desde conflitos internos até problemas famíliares .A professora indicou também para seus alunos obras literarias como o livro "O Diário De Anne Frank"com o objetivo que os alunos percebessem a necessidade de tolerância, mútua sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetra.
Com o passar do tempo os alunos vaõ se interessando, a escrever cada vez mais e a trocar experiência de vida com seus colegas de classe.
Assim eles reunirão suas histórias para publicar um livro que foi publicado em 1,999 nos Estados Unidos após uma série de dificudades.
Nesse sentido o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto com muito apreço,sobre tudo por sua ênfase no papel da educação como mecanismo de tranformações individuais e comunitárias.
Com essa considerações,vê-se que a educação,como já ressaltaram grandes educadores da estiper de Paulo Freire , tem um papel indispensálvel no implemento de nova realidades sociais
apartir da conscientização de cada ser humano como artificie de possíveis avanços em sua própria vida e , principalmente em sua cominidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário